Participação Popular

21/02/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

21/02/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Para onde vai o lixo da sua cidade?

O Brasil está muito atrasado quando se trata de lixo. Dados do governo mostram que 78% dos municípios, que produzem cerca de 42% dos resíduos sólidos do país, ainda utilizam lixões. E apenas 1% é coletado separadamente pelas prefeituras e reciclado pela indústria.

Só para se ter uma ideia, a cidade de São Paulo produz 13 mil toneladas de lixo por dia, que são jogadas em lixões sem nenhum critério. Outras 7 mil toneladas são resíduos de construção civil, saúde, etc. O atual prefeito, Fernando Haddad, promete mudar esse quadro herdado das últimas administrações. E o prefeito da sua cidade, anda se preocupando com o lixo? Se não, hora de cobrar dele. O Congresso Nacional aprovou a Lei dos Resíduos Sólidos em 2010, depois de 20 anos de discussões.

Os municípios têm até agosto deste ano para acabar com os lixões, mas agora alegam que não têm capacidade de colocar a lei em prática. Mas por que não? É preciso organizar a coleta seletiva, instalar usinas de reciclagem e depositar o material orgânico em aterros sanitários. Faltam recursos ou vontade política? O que você pode fazer para colocar esta lei para funcionar? Até agora apenas 300 municípios conseguiram solucionar o problema dos lixões.

O Participação Popular é apresentado por Fabricio Rocha na TV Câmara e também na Rádio Câmara, às 18h, ao vivo. Participe, mande sua pergunta para o 0800-619619, para o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo twitter @participacaopop.

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE