Participação Popular

Programas da TV Câmara

07/02/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

07/02/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular discute as novas regras para tirar carteira de habilitação

O país acompanhou o acidente que aconteceu no Rio de Janeiro em que um caminhão, trafegando em alta velocidade em horário não permitido para veículos de carga, e com a caçamba levantada, derrubou uma passarela e matou quatro pessoas. O motorista falava ao celular no momento do acidente, completando uma sequência de infrações cometida por um mesmo veículo em um curto espaço de tempo.

O Brasil é campeão mundial de mortes no trânsito e casos como o do Rio revelam que esse número está relacionado à formação e à educação dos condutores. Pensando nisso, o governo federal criou uma nova regra, obrigando as autoescolas a oferecer aulas em simuladores de direção. Além das tradicionais 20 aulas práticas, o aluno deverá ser submetido a mais 5 aulas no aparelho. As autoescolas reagiram. Segundo elas, a novidade representará 20% a mais nos custos.

Tirar a carteira de habilitação se tornaria mais caro e mais demorado. É um custo que vale a pena? O Participação Popular debateu esse tema no programa de 7 de fevereiro.

Convidados: Paulo Cesar Marques da Silva, professor de Engenharia de Tráfego da UnB; Francisco Joaquim Loiola, presidente do Sinauto-DF; Dirceu Rodrigues Jr.; e Dep. Marcelo Almeida (PMDB-PR).

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES