Participação Popular

Publicação: 07/02/2014 - 19:06

Participação Popular discute as novas regras para tirar carteira de habilitação

O país acompanhou o acidente que aconteceu no Rio de Janeiro em que um caminhão, trafegando em alta velocidade em horário não permitido para veículos de carga, e com a caçamba levantada, derrubou uma passarela e matou quatro pessoas. O motorista falava ao celular no momento do acidente, completando uma sequência de infrações cometida por um mesmo veículo em um curto espaço de tempo.

O Brasil é campeão mundial de mortes no trânsito e casos como o do Rio revelam que esse número está relacionado à formação e à educação dos condutores. Pensando nisso, o governo federal criou uma nova regra, obrigando as autoescolas a oferecer aulas em simuladores de direção. Além das tradicionais 20 aulas práticas, o aluno deverá ser submetido a mais 5 aulas no aparelho. As autoescolas reagiram. Segundo elas, a novidade representará 20% a mais nos custos.

Tirar a carteira de habilitação se tornaria mais caro e mais demorado. É um custo que vale a pena? O Participação Popular debateu esse tema no programa de 7 de fevereiro.

Convidados: Paulo Cesar Marques da Silva, professor de Engenharia de Tráfego da UnB; Francisco Joaquim Loiola, presidente do Sinauto-DF; Dirceu Rodrigues Jr.; e Dep. Marcelo Almeida (PMDB-PR).

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.