Participação Popular

Programas da TV Câmara

22/01/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

22/01/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular debate a burocracia no Brasil

O cidadão nasce e imediatamente precisa de um registro de nascimento. É hora de ir ao cartório. Se faz 16 anos, e quer se emancipar, nova visita ao cartório. Se compra um carro, uma casa ou um terreno – de novo, se não for ao cartório, o negócio não tem validade. E é assim prá se casar, se separar, divorciar, receber herança, fazer doação, declaração, procuração... Até na hora da morte, lá está o cartório. Dados do Conselho Nacional de Justiça apontam que, em apenas um semestre, os cartórios brasileiros arrecadaram 6 bilhões de reais. Hoje, além do Brasil, poucos países continuam tendo cartórios.

O que fazer para reduzir a burocracia na vida do brasileiro? Até que ponto ela serve apenas para engordar os cofres dos cartórios? É possível ter um país completamente desburocratizado? 

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES