Expressão Nacional

Programas da TV Câmara

19/11/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

19/11/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Expressão Nacional discute como ampliar o investimento no Brasil

As medidas tomadas pelo governo brasileiro nos últimos anos não foram capazes de evitar que a indústria e o investimento tivessem resultados ruins, os piores desde a crise internacional de 2008. Esse desempenho negativo da indústria e o ritmo fraco da economia comprometem os investimentos em novas instalações e infraestrutura, consequentemente freiam o PIB e levam a indústria a se retrair ainda mais.

Segundo economistas e analistas, a incerteza econômica, a instabilidade regulatória, os custos de financiamento, os adiamentos dos leilões de grandes obras de infraestrutura e a falta de garantias quanto à rentabilidade dos projetos estão entre os principais fatores que desestimulam os investimentos e impedem um avanço do PIB. Traduzindo: os empresários querem lucros maiores do que aqueles oferecidos pelo governo nas concessões. O próprio governo federal reconhece o baixo valor nos investimentos e anunciou novas medidas para elevar esse número para 30% até 2016.

Como reverter essa situação e aumentar os investimentos privados nos grandes projetos de infraestrutura do país? Até quando o governo vai aguentar esse cabo de guerra entre governo e setor privado? Esse foi o debate do Expressão Nacional.

Convidados: Deputados Laercio Oliveira (SDD-SE) e Newton Lima (PT-SP); José Eustáquio Ribeiro, pesquisador do Ipea; e José Augusto Fernandes, diretor da CNI.

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo, toda quarta-feira, às 9h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube. Estreia na TV Câmara, às quintas às 22h com reprises às sextas-feiras, às 21h; aos sábados, às 8h e às 16h; aos domingos, às 14h30 e às 19h30; e às segundas-feiras, às 12h30.

NOSSAS REDES