26/06/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

26/06/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Hoje - 13h45 - 26 de junho de 2013

O Supremo Tribunal Federal determinou nesta manhã a prisão do deputado Natan Donadon (PMDB-RO), condenado a quase 14 anos de prisão por formação de quadrilha e roubo de dinheiro público. O deputado foi denunciado pelo Ministério Público quando exercia a função de diretor financeiro da Assembleia Legislativa de Rondônia. Ele e outras sete pessoas foram acusadas de desviar recursos, simulando contratos de publicidade. Quando assumiu o mandato de deputado federal, o processo contra Natan Donadon foi remetido ao Supremo. Na véspera do julgamento, em 2010, ele renunciou ao mandato. O STF, porém, manteve o processo que resultou na condenação. Donadon foi reeleito e, desde então, recorria contra a decisão.

Segurando cartazes com frases de efeito, a população, principalmente os jovens, sai das redes sociais e ocupa as ruas do país. Exigem mudanças. Em resposta, os deputados votam mais recursos para a educação e arquivam a PEC 37. Hoje, em Brasília, novas manifestações prometem agitar a Esplanada dos Ministérios. Confira nesta edição os preparativos e a expectativa para os manifestos, além da repercussão da pressão popular sobre as decisões dos parlamentares.

O procurador Alexandre Camarinho, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, acompanhou a votação da PEC 37 no Plenário da Câmara e comemorou o arquivamento da proposta, mas disse que ainda é preciso melhorar a legislação sobre o processo de investigação de crimes no Brasil.

A presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Norma Cavalcanti, também elogiou o resultado da votação de ontem no Plenário da Câmara. Para o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio, de São Paulo, todos os partidos se uniram em torno do mesmo objetivo e a Câmara exerceu um dos mais importantes papeis do parlamento: responder à vontade do povo. Para o deputado Alessandro Mollon (PT-RJ), o arquivamento da PEC 37 foi rápido, graças às manifestações populares.

As comissões permanentes da Câmara também já agilizam a votação de propostas relacionadas às manifestações que ocupam as ruas do país. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou hoje (26) pela manhã a admissibilidade da PEC que institui o voto aberto nos processos de cassação de mandato parlamentar.

Veja esses e outros destaques do dia nesta edição do Câmara Hoje.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES