18/06/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

18/06/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Hoje - 10h - 18 de junho de 2013

Com todo tipo de reivindicação, milhares de manifestantes, a maioria jovens e estudantes, saíram às ruas das principais cidades brasileiras para demonstrar uma insatisfação que parecia adormecida. Os ativistas pedem mais investimentos em saúde e educação, são contra o aumento de passagens no transporte público, contra os gastos com a realização da copa do mundo, são contra a corrupção, são contra os partidos políticos. Sobram palavras de ordem contra prefeitos, governadores, presidente da República. Em Brasília, os manifestantes desceram a Esplanadas dos Ministérios, alcançaram o espelho d’água em frente ao Congresso Nacional e bateram às portas.

O presidente em exercício da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), negociou com a polícia militar e com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, de que forma as forças de seguranças agiriam para manter a integridade dos manifestantes, do edifício da Câmara e dos servidores.

Para o secretário de Segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar, as manifestações fazem parte do jogo democrático e as forças de segurança souberam como lidar com a ocupação da rampa e das cúpulas do Congresso Nacional. Os repórteres cinematográficos da TV Câmara estiveram durante todo o tempo entre os policiais e os manifestantes.

Diante dos inúmeros protestos Brasil a fora, o Câmara Hoje destaca os comentários de alguns jornalistas dos principais periódicos do país:

Comentário da jornalista Eliane Cantanhêde, da Folha de S. Paulo – “Com o pretexto ora do aumento das passagens, ora dos gastos milionários com estádios da Copa, o fato é que as redes sociais mostram sua força também aqui e os brasileiros estão dando um recado. Que Dilma releve as vaias restritas, mas saiba ouvir os gritos disseminados. E, como ela, governadores, prefeitos, parlamentares e magistrados.”

Comentário da jornalista Cristiana Lôbo, do site G1 – “Até aqui não se vê quem pode ganhar politicamente com o movimento dos jovens. Eles rejeitam qualquer tipo de vinculação a partidos políticos, mas não dirigem as críticas e protestos a um governo, seja ele municipal, estadual ou federal (...)"

Comentário do professor Luiz Werneck Vianna, colunista do jornal Estadão – “(...) estamos longe das Praças Tahir, do Egito, e Taksim, da Turquia. Os movimentos sociais que emergem diante de nós não estão confrontados com um regime autoritário - vive-se na plenitude das liberdades civis e públicas. (...) Há riscos na hora presente, e um dos maiores deles é o de não agir no sentido de evitar que a juventude se distancie dos valores da democracia, o que pode vir a ocorrer por intervenções desastradas dos atuais governantes. O desfecho de 2013 não pode repetir o de 1968.”

Hoje pela manhã, funcionários do Congresso e do Serviço de Limpeza Urbana já haviam limpado tudo e apagado os vestígios da manifestação de ontem à noite. Mas as marcas da ocupação do Congresso, com certeza, vão repercutir no Plenário e em várias decisões que esperam pela análise dos parlamentares.

Na pauta do Congresso, assuntos importantes como a PEC dos Cartórios, as novas regras para o Fundo de Participação dos Estados, os royalties do petróleo para a educação. Essas são algumas das propostas que podem ser analisadas nesta semana pelo plenário da Câmara. O projeto que prevê que o dinheiro obtido com o lucro da exploração do petróleo seja destinado para a educação tem urgência e tranca a pauta de votações.

O Supremo Tribunal Federal fez uma audiência pública para discutir o financiamento das campanhas eleitorais e a legalidade de doações feitas por empresas. O Supremo julga a validade das regras estabelecidas pelo Congresso Nacional. A ação foi proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil.

O presidente da Câmara dos Deputados está em viagem oficial à Rússia. Henrique Eduardo Alves (PMDB- RN) assinou, em Moscou, um protocolo de cooperação entre a Câmara brasileira e a Duma, a Assembleia Federal da Rússia. O protocolo assinado prevê a troca de informações sobre leis e os sistemas eleitorais. Henrique Eduardo Alves fez questão de destacar que os legislativos dos dois países buscam elevar suas relações ao mesmo nível já alcançado pelos respectivos executivos. Desde a formação do Bric (bloco do qual fazem parte Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), Brasil e Rússia vêm ampliando suas relações bilaterais na economia, na política e na cultura.

Videochat no site da Câmara debate nesta terça-feira (18) o aumento do tempo de internação para o jovem infrator. Quem responde às perguntas dos internautas é o deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), presidente da comissão especial que analisa projetos que tratam desse assunto. O videochat é uma parceria da Coordenação de Participação Popular da Câmara e da TV Câmara.

Nesta terça-feira (18), sessão solene na Câmara homenageia os 105 anos do início da chegada dos primeiros japoneses ao Brasil. A deputada Keiko Ota (PSB-SP), que solicitou a realização da solenidade, comenta o assunto.

Essas e outras notícias você confere nesta edição do Câmara Hoje.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES