Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

10/05/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/05/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Discussão sobre a MP dos Portos e a seca nordestina são os destaques do Plenário da Câmara na semana

Mesmo com divergência na base aliada do governo em torno do texto e falta de entendimento até mesmo sobre o processo de votação, os deputados tentaram votar a medida provisória que cria regras para as futuras concessões, arrendamentos e autorizações para exploração de portos e instalações portuárias no Brasil.

A discussão começou com críticas à proposta. Houve tentativa de retirar a medida da pauta. Confirmada a votação, os deputados tinham pela frente várias votações. Havia o projeto da comissão mista e quase 30 emendas, uma delas, do líder do PMDB, Eduardo Cunha, que aglutinava várias outras emendas. O líder do PR foi à tribuna e levantou suspeitas sobre interesses para aprovar a emenda de Eduardo Cunha, e as reações vieram.

Diante das suspeitas apontadas pelo deputado Anthony Garotinho, outros líderes partidários começaram a mudar a posição em relação à retirada da Medida Provisória dos Portos. Cobrado para esclarecer as afirmações, o líder do PR voltou à tribuna.

Diante do tumulto e do clima tenso, o presidente da Câmara começou a ouvir líderes sobre o encerramento da sessão; mas se antecipou ao resultado e decidiu pelo fim dos trabalhos, sem votar a medida provisória, que perde a validade no próximo dia 16. Nesta segunda, dia 13, nova votação está marcada na Câmara, antes de ir ao Senado.

Pautada na sessão por acordo de líderes, a votação da urgência para o projeto que regulamenta a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios enfrentou a oposição do PSol.

Diante das manifestações quase unânimes a favor do projeto, o presidente da Câmara propôs a votação do mérito na mesma sessão. O PSol discordou.

O presidente da Câmara deu razão ao parlamentar do PSol, mas fez outra tentativa para pautar o projeto. O entendimento com os líderes para votar a proposta na mesma sessão não aconteceu. A urgência ao projeto que regulamenta a criação de municípios foi aprovada numa votação nominal, mas o texto deve ser votado na terça-feira, dia 14 de maio.

Deputados debateram em plenário, numa comissão geral, medidas de combate aos efeitos da seca no semiárido nordestino. O ministro da Integração Regional, Fernando Bezerra, falou das ações do governo e o que falta ser feito. O presidente da Câmara anunciou a votação de medidas de combate aos efeitos da seca até o final do mês que vem.
 

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, às 19h, com reprises aos sábados, às 9h, às 20h e às 23h30; aos domingos, às 9h30, às 17h30 e às 21h30; e nas segundas-feiras, às 9h30.

NOSSAS REDES