Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

08/02/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

08/02/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Fatos e Opiniões destaca eleição da nova Mesa Diretora da Câmara

A semana de abertura dos trabalhos legislativos do Congresso foi marcada na Câmara pela eleição da nova Mesa Diretora da Casa para os próximos dois anos. Quatro candidatos a presidente da Casa apresentaram suas propostas.

A candidata Rose de Freitas, que ocupava a Primeira Vice-Presidência, foi a primeira mulher titular da Mesa Diretora e a primeira candidata à presidência. Considerada candidata independente, porque não teve o apoio oficial do partido, Rose de Freitas defendeu autonomia para o Poder Legislativo.

O então candidato do PMDB, Henrique Eduardo Alves, com o apoio da maioria dos partidos aliados ao governo, e até da oposição, também falou do fortalecimento do Legislativo e apresentou propostas como o orçamento impositivo.

Também a favor do orçamento impositivo, o candidato do PSB, Júlio Delgado, apontou os desafios que o Legislativo tem pela frente.

O candidato do PSol, Chico Alencar, afirmou que a eleição tem que discutir temas centrais.

Numa votação eletrônica tranquila, que durou pouco mais de uma hora, os deputados elegeram o deputado Henrique Eduardo Alves para presidir a Câmara nestes próximos dois anos.

Empossado no cargo, o presidente da Câmara garantiu que a Casa vai avançar na definição de temas de interesse nacional.

Parlamentares tentaram definir a votação de propostas prioritárias, como o Orçamento deste ano, vetos presidenciais, em especial o da distribuição dos royalties do petróleo, e medidas provisórias. Mas, apesar da tentativa de líderes da Câmara e Senado para votar o Orçamento, não houve acordo. A oposição quer garantir primeiro a votação dos vetos. Sem entendimento e com o risco da falta de quórum, a votação do Orçamento ficou para depois do carnaval.

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, 22h30, com reprises no sábado, às 23h, domingo, às 17h30 e 21h30, e na segunda, às 8h

NOSSAS REDES