Fatos e Opiniões

Baixar

Fatos e Opiniões destaca eleição da nova Mesa Diretora da Câmara

A semana de abertura dos trabalhos legislativos do Congresso foi marcada na Câmara pela eleição da nova Mesa Diretora da Casa para os próximos dois anos. Quatro candidatos a presidente da Casa apresentaram suas propostas.

A candidata Rose de Freitas, que ocupava a Primeira Vice-Presidência, foi a primeira mulher titular da Mesa Diretora e a primeira candidata à presidência. Considerada candidata independente, porque não teve o apoio oficial do partido, Rose de Freitas defendeu autonomia para o Poder Legislativo.

O então candidato do PMDB, Henrique Eduardo Alves, com o apoio da maioria dos partidos aliados ao governo, e até da oposição, também falou do fortalecimento do Legislativo e apresentou propostas como o orçamento impositivo.

Também a favor do orçamento impositivo, o candidato do PSB, Júlio Delgado, apontou os desafios que o Legislativo tem pela frente.

O candidato do PSol, Chico Alencar, afirmou que a eleição tem que discutir temas centrais.

Numa votação eletrônica tranquila, que durou pouco mais de uma hora, os deputados elegeram o deputado Henrique Eduardo Alves para presidir a Câmara nestes próximos dois anos.

Empossado no cargo, o presidente da Câmara garantiu que a Casa vai avançar na definição de temas de interesse nacional.

Parlamentares tentaram definir a votação de propostas prioritárias, como o Orçamento deste ano, vetos presidenciais, em especial o da distribuição dos royalties do petróleo, e medidas provisórias. Mas, apesar da tentativa de líderes da Câmara e Senado para votar o Orçamento, não houve acordo. A oposição quer garantir primeiro a votação dos vetos. Sem entendimento e com o risco da falta de quórum, a votação do Orçamento ficou para depois do carnaval.

Fatos e Opiniões

Um programa perfeito para saber em meia hora sobre o debates mais importantes feitos no Plenário da Câmara durante a semana. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

Estreia: Sexta, às 21h. Reprises: sábado, às 0h, 6h30, às 10h e às 18h30. Domingo, às 11h, às 16h e às 23h30. Segunda, às 1h30 e às 6h30.

facebook twitter youtube

Todas as Edições