Participação Popular

Programas da TV Câmara

24/01/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

24/01/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Reprodução Assistida

Depois de manipular embriões ilegalmente para satisfazer suas pesquisas e de abusar sexualmente de dezenas de mulheres, o médico Roger Abeldemassih fugiu do país sem nenhuma punição.

Recentemente, uma senhora de 61 anos deu à luz um casal de gêmeos por reprodução assistida – fato que causou polêmica em função da idade avançada. Na Itália, esse procedimento seria considerado ilegal. No Brasil, se o mesmo casal se candidatasse à adoção, seria rejeitado por conta da idade. Mas o médico que fez a inseminação não considerou as questões éticas.

No Brasil, faltam regras para orientar e fiscalizar as clínicas de reprodução humana.

Os casais com boas condições financeiras têm acesso aos mais diversos tipos de tratamento – muitos permitidos por lei; e outros tantos, ilegais – como a escolha do sexo do bebê e os testes para escolha de características físicas, como olhos azuis, pele branca, etc...

Por outro lado, mulheres pobres que tem problemas para ter filhos não tem acesso a esses tratamentos, que são caríssimos. Alguns hospitais do SUS oferecem o procedimento, mas a demanda é tão grande que torna quase impossível a realização bem sucedida da fertilização.

Até quando o Brasil vai continuar sem regulamentar estas questões? A reprodução assistida é, no Brasil, uma questão de classe? Consegue só quem tem dinheiro? E as questões éticas: idade do casal; seleção genética; manipulação e descarte de embriões?

O que você acha? Dê sua opinião. Entre nesse debate.

Participe da discussão com especialistas, parlamentares e o povo nas ruas de Brasília. Mande suas perguntas e sugestões pelo telefone 0800 619 619 ou pelo email participacaopopular@camara.leg.br. Acesse também o endereço www.tv.camara.leg.br e entre no nosso "videochat".

Em janeiro, o Participação Popular vai ao ar, diariamente, das 18h às 19h, pela TV e pela Rádio Câmara. Ao vivo. Não deixe de participar você também.

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE