10/01/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/01/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Hoje - 13 horas - 10 de janeiro de 2013

Os principais responsáveis pela geração e pelo fornecimento de energia elétrica do Brasil estiveram reunidos ontem, em Brasília, para debater, entre outros assuntos referentes ao setor, o nível dos reservatórios das hidrelétricas do país, que está muito baixo. O quadro pode piorar se as chuvas não caírem, nas grandes bacias hidrográficas, com a intensidade que se espera no verão. Mas o governo federal confia na capacidade do sistema elétrico para suportar a falta de chuvas e descarta a possibilidade de um racionamento.

A adoção tem o seu lado legal, é claro, mas que não deixa de ter uma carga emocional muito intensa. Adotar um filho é uma escolha que exige muito mais do que carinho, até porque o processo de adoção passou a ter novas regras em 2009. Com essa mudança, vieram alguns questionamentos: uns dizem que a burocracia pode estimular a adoção ilegal; outros, que o processo é necessário para garantir o melhor para aquele que for adotado. Nesta edição, o Câmara Hoje debate o tema com Soraia Pereira, coordenadora do Grupo Aconchego, uma ONG que estimula à adoção de crianças no país.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ao Supremo Tribunal Federal a execução imediata da pena de prisão aplicada ao deputado Natan Donadon (PMDB-RO). Em 2010, Donadon foi condenado pelo STF a 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e de peculato. A quadrilha, que teria sido liderada pelo deputado, desviou recursos da Assembleia Legislativa de Rondônia. Os desvios somam R$ 8,4 milhões e ocorreram entre 1995 e 98.

Apesar da condenação, o deputado Natan Donadon está em liberdade e ainda pode recorrer da decisão. O pedido de prisão apresentado pelo procurador-geral da República pode ser analisado pelo presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, ou pelo vice-presidente do tribunal, Ricardo Lewandowski, ainda durante o recesso do poder Judiciário.

O Câmara Hoje não conseguiu localizar o deputado Natan Donadon pra comentar o pedido de prisão. Na época do julgamento, a defesa do deputado alegou que ele, na função de diretor financeiro da Assembleia Legislativa de Rondônia, só teria se limitado a assinar cheques.

Durante o período de recesso parlamentar, o Congresso é tomado por visitantes. Moradores do Distrito Federal e brasileiros de todas as partes do país aproveitam as férias para visitar Brasília e se surpreendem com o que conhecem dentro do Congresso Nacional. Só no ano passado, a Câmara dos Deputados recebeu mais de 190 mil pessoas.

As visitas são organizadas pelas equipes de Relações Públicas da Câmara e do Senado e ocorrem diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados, de 9h30 às 17h. Os grupos saem a cada meia hora, acompanhados de guias, e o passeio dura cerca de uma hora, não sendo necessário agendamento prévio. Somente grupos com mais de 15 pessoas devem agendar a visita pelo telefone (61) 3216-1771.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES