Palavra Aberta

Baixar

Estreia: 12/11/2012

Dep. Ricardo Trípoli (PSDB-SP) - Índios Guarani-Kaiowá

A luta dos índios Guarani-Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, que perderam suas terras e anunciaram que de lá só saem mortos, ganhou projeção internacional. Tanto pelo fato em si, quanto pelo agravante de os índios apelarem para o suicídio coletivo. O problema tem aspectos diversos, cada um merecendo atenção redobrada. Primeiro, o fato de que aquelas terras pertencem aos índios desde tempos imemoriais. Segundo, porque juridicamente a empresa que reivindica sua posse igualmente apresenta razões de peso diante da Justiça. Terceiro, porque é daquelas terras que os índios tiram seu sustento e cultivam suas tradições, entre elas o culto aos mortos enterrados nos cemitérios indígenas daquela área. A Câmara entrou na discussão. Uma comissão externa está de saída para a região, a fim de examinar o problema in loco, e contribuir para a solução do conflito. O deputado Ricardo Trípoli (PSDB-SP) foi quem pediu a criação da comissão. Ele participa desta edição do Palavra Aberta.

Palavra Aberta

O Palavra Aberta é o espaço em que o parlamentar expõe suas ideias, fala de propostas que tramitam no Congresso Nacional e presta contas de sua atuação como deputado. O programa dá uma ampla visão da diversidade de temas que são tratados no parlamento brasileiro. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Estreia: segunda a sexta, às 7h30 e às 7h45. Reprises: segunda às 12h30 e 12h45, terça a sábado às 13h30 e 13h45, segunda a quinta 20h e 20h15, sexta às 22h30 e 22h45 e domingo às 17h30 e 17h45.

facebook twitter youtube

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre