Participação Popular

Programas da TV Câmara

17/08/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

17/08/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular debate os seis anos da Lei Maria da Penha

Pelo telefone de atendimento criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (número 180), quase 20 mil mulheres relataram, no primeiro semestre de 2012, casos de violência e descreveram sofrer violência diária. Em 89% dos casos, a violência denunciada foi praticada por companheiros ou ex-companheiros das pessoas agredidas. E, em quase metade dos relatos (42%), o vínculo entre o casal era superior a 10 anos. No mesmo período, a secretaria recebeu também 211 denúncias de cárcere privado — uma média de mais de um caso por dia.

A novidade é que agora, após seis anos de vigência da Lei Maria da Penha, a Advocacia-Geral da União vai acionar os agressores para cobrar o ressarcimento de gastos com os sistemas de Saúde e Previdência. Na prática, o agressor vai pagar por gastos hospitalares e pensões das vítimas.

Segundo especialistas que atuam no combate à violência contra a mulher, os números de agressões estão aumentando nos últimos anos. Em 2006, antes da lei, foram registradas 4.022 mortes. Após a promulgação, houve queda para 3.722; mas, em 2008, voltou à marca dos 4 mil e seguiu crescendo, alcançando 4.465 em 2010. Por que esse aumento? Mesmo com a Lei Maria da Penha, os homens não estão se sentindo intimidados; ou há mais mulheres encorajadas a denunciar as agressões? Falta punição ainda mais séria? A polícia não está agindo?

Mande sua pergunta pelo e-mail participacaopopular@camara.gov.br, pelo 0800619619, e pelo twitter @participacaopop.

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE