Expressão Nacional

Programas da TV Câmara

14/08/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

14/08/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Expressão Nacional discute Caixa Dois de Campanha (bl.1)

Os advogados de defesa no julgamento da Ação Penal 470, do suposto mensalão, tentam provar a existência do caixa dois — tese já rejeitada pelo Supremo Tribunal Federal — e negam um suposto esquema de compra de apoio político que teria sido realizado no governo Lula. O caixa dois é a prática de arrecadação de dinheiro de campanha sem declarar à Justiça Eleitoral. Não é crime previsto no Código Penal, mas no Código Eleitoral. Se constatado o ato, a legenda pode ficar sem os recursos do fundo partidário por até um ano e o candidato pode ter seu mandato cassado.
Uma das alternativas levantadas para coibir o problema do caixa dois é o financiamento público das campanhas eleitorais, que está sendo discutido pelo Congresso em meio a outras medidas de reforma política. Especialistas criticam a proposta, pois os partidos já recebem muitos recursos do Fundo Partidário. O financiamento público é a solução? Quais as alternativas para acabar com o caixa dois?

Você pode mandar perguntas pelo 0800619619, expressaonacional@camara.gov.br e pelo twitter @xnacional.

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo, toda quarta-feira, às 9h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube. Estreia na TV Câmara, às quintas às 22h com reprises às sextas-feiras, às 21h; aos sábados, às 8h e às 16h; aos domingos, às 14h30 e às 19h30; e às segundas-feiras, às 12h30.

NOSSAS REDES