Câmara Debate

Programas da TV Câmara

25/04/2024 - 19h30

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

25/04/2024 - 19h30

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Financiamento do BNDES no exterior: Arlindo Chinaglia e Kim Kataguiri

No final do ano passado, o governo federal encaminhou para o Congresso um projeto de lei que normatiza o financiamento das exportações de bens e serviços pelo BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Um conceituado analista político, José Paulo Krupfer, afirmou, recentemente, que “mitos e verdades povoam a polêmica da retomada do financiamento de exportação de serviços de engenharia pelo BNDES”. Segundo ele, seria mito que a atividade traz mais prejuízos do que benefícios ao país. Mas também é verdade que negócios escusos e corrupção podem ocorrer, promovendo mais ineficiências do que resultados positivos. Há exemplos concretos de ambas as realidades.

E para saber a opinião de parlamentares de correntes políticas opostas sobre o BNDES financiar bens e serviços no exterior conversamos com o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) e com o deputado Kim Kataguiri (União-SP).

Apresentação: William França
Direção: Iroã Simões
Produção: Fábio Medeiros

Câmara Debate

Dois deputados, preferencialmente com pontos de vista distintos, discutem os grandes temas que movimentam os trabalhos no Legislativo.

NOSSAS REDES