Câmara Debate

Programas da TV Câmara

12/04/2024

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

12/04/2024

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Ensino Técnico no Brasil: Adriana Ventura e Tarcísio Motta debatem os desafios

O Brasil está entre os cinco países com menor percentual de estudantes matriculados na educação profissional, considerando-se as 45 nações analisadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE. A taxa de alunos brasileiros nessa modalidade é de 11% – bem abaixo da média dos países do grupo, que é de 44%.

De acordo com esse levantamento, considerando a quantidade de estudantes no ensino técnico, o Brasil fica à frente apenas de três países: Índia, Canadá e África do Sul. As maiores taxas de matrículas na educação profissional estão na Eslovênia e na Croácia, com 70%.

E a falta de qualificação técnica, identificada neste ranking, é apontada como um dos problemas para a empregabilidade dos jovens – sobretudo aos que têm apenas o Ensino Médio.

Nesta edição do Câmara Debate, William França conversa com os deputados Adriana Ventura (Novo-SP) e Tarcísio Motta (Psol-RJ) sobre os desafios que a educação técnica brasileira deve enfrentar para se situar melhor nesse ranking, gerando mais emprego e renda para os mais jovens.

Apresentação: William França
Direção: Iroã Simões
Produção: Danielle Vaz

Câmara Debate

Dois deputados, preferencialmente com pontos de vista distintos, discutem os grandes temas que movimentam os trabalhos no Legislativo.

NOSSAS REDES