O Veneno da Jararaca – acesso ao patrimônio genético brasileiro

Programas da TV Câmara

16/06/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

16/06/2012

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

O Veneno da Jararaca – acesso ao patrimônio genético brasileiro

 

A biodiversidade é um tesouro desconhecido. De todas as espécies da fauna e da flora existentes nos biomas brasileiros, apenas 11% estão catalogadas. É um imenso universo a ser desvendado.

“O Veneno da Jararaca – acesso ao patrimônio genético brasileiro” vem provocar uma reflexão acerca dos processos legais, sociais e científicos que permitem o acesso a essa que pode ser considerada a maior riqueza do país: o patrimônio genético.

Assim, o documentário busca encadear opiniões e conhecimentos sobre os temas relacionados: legislação de acesso, acordos internacionais, entraves à pesquisa científica, bioprospeção industrial, registro de patentes, inovação tecnológica, biopirataria, conhecimento tradicional e repartição de benefícios.

O filme conta com depoimentos de renomados cientistas, como Sergio Ferreira, da USP de Ribeirão Preto; Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, do Instituto Butantan; Lauro Barata, da Unicamp; Rute Andrade, da SBPC; representantes dos órgãos reguladores, como Eliana Fontes, secretária-executiva do CGen; e do deputado Márcio Macedo, da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.

 

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Marcya Reis
Pesquisa: André Bergamo
Coordenação de Produção: Dulce Queiroz
Produção: Lia Tavares, Pedro Henrique Sassi, João Gollo
Imagens: Cláudio Adriano (São Paulo e Amazonas), Edson Cordeiro, Leandro Ribeiro, Angélio Damião
Edição e Finalização: Guem Takenouchi
Direção de Arte: Marcia Roth
Ilustração: Daniel Carvalho
Videografismo: Guilherme, Jânio, Pedro Mafra, Tiago Keise
Locução: Mônica Romina

O Veneno da Jararaca – acesso ao patrimônio genético brasileiro

“O Veneno da Jararaca – acesso ao patrimônio genético brasileiro” vem provocar uma reflexão acerca dos processos legais, sociais e científicos que permitem o acesso a essa que pode ser considerada a maior riqueza do país: o patrimônio genético. Produzido em 2012 pela TV Câmara, o documentário conta com depoimentos de renomados cientistas.

NOSSAS REDES