Documentários

Baixar

Estreia: 16/06/2012

O Veneno da Jararaca – acesso ao patrimônio genético brasileiro

 

A biodiversidade é um tesouro desconhecido. De todas as espécies da fauna e da flora existentes nos biomas brasileiros, apenas 11% estão catalogadas. É um imenso universo a ser desvendado.

“O Veneno da Jararaca – acesso ao patrimônio genético brasileiro” vem provocar uma reflexão acerca dos processos legais, sociais e científicos que permitem o acesso a essa que pode ser considerada a maior riqueza do país: o patrimônio genético.

Assim, o documentário busca encadear opiniões e conhecimentos sobre os temas relacionados: legislação de acesso, acordos internacionais, entraves à pesquisa científica, bioprospeção industrial, registro de patentes, inovação tecnológica, biopirataria, conhecimento tradicional e repartição de benefícios.

O filme conta com depoimentos de renomados cientistas, como Sergio Ferreira, da USP de Ribeirão Preto; Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, do Instituto Butantan; Lauro Barata, da Unicamp; Rute Andrade, da SBPC; representantes dos órgãos reguladores, como Eliana Fontes, secretária-executiva do CGen; e do deputado Márcio Macedo, da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.

 

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Marcya Reis
Pesquisa: André Bergamo
Coordenação de Produção: Dulce Queiroz
Produção: Lia Tavares, Pedro Henrique Sassi, João Gollo
Imagens: Cláudio Adriano (São Paulo e Amazonas), Edson Cordeiro, Leandro Ribeiro, Angélio Damião
Edição e Finalização: Guem Takenouchi
Direção de Arte: Marcia Roth
Ilustração: Daniel Carvalho
Videografismo: Guilherme, Jânio, Pedro Mafra, Tiago Keise
Locução: Mônica Romina

Documentários

Temas variados são abordados nos documentários produzidos pela TV Câmara, com ênfase naqueles que, de alguma forma, fazem parte da agenda do Congresso Nacional. Política, infraestrutura, meio ambiente, cultura, personalidades e história do país são alguns dos assuntos que podem ser encontrados em nosso acervo.

Estreia: sexta, às 21h30. Reprises: sábado 8h, 15h e 22h30; domingo, 6h30, 12h e 20h e segunda às 19h.

facebook twitter youtube

Todas as Edições