Palavra Aberta

Dep. Alice Portugal (PCdoB-BA) - Mulher na política

Apesar da eleição de uma mulher para a Presidência da República, a representação feminina na Câmara de Deputados e no Senado Federal é muito reduzida. Entre os 594 parlamentares, são apenas 47 deputadas e 11 senadoras. A Bahia, por exemplo, tem apenas uma deputada federal, Alice Portugal (PCdoB), e uma senadora, Lídice da Mata (PSB), a primeira baiana a ser eleita para o cargo. As baianas também não têm muitas representantes na Assembleia Legislativa. São apenas 11 mulheres em um universo de 63 deputados estaduais. Na Câmara de Vereadores de Salvador, são apenas seis vereadoras entre os 41 vereadores. E elas formam a maioria da população da cidade, segundo dados do IBGE. A deputada Alice Portugal, convidada deste Palavra Aberta, espera que a reforma política ajude a corrigir essa distorção. O programa está sendo retransmitido pela Rádio Câmara.

Palavra Aberta

O Palavra Aberta é o espaço em que o parlamentar expõe suas ideias, fala de propostas que tramitam no Congresso Nacional e presta contas de sua atuação como deputado. O programa dá uma ampla visão da diversidade de temas que são tratados no parlamento brasileiro. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Estreia: segunda a sexta, às 7h30 e às 7h45. Reprises: segunda às 12h30 e 12h45, terça a sábado às 13h30 e 13h45, segunda a quinta 20h e 20h15, sexta às 22h30 e 22h45 e domingo às 17h30 e 17h45.

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre