Expressão Nacional

Programas da TV Câmara

06/12/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

06/12/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Expressão Nacional discute divisão do estado do Pará (bl.1)

No dia 11 de dezembro será realizado um plebiscito no Pará com o objetivo de saber se a população deseja ou não a divisão de seu território em três novos Estados: Pará, Carajás e Tapajós. Mesmo se aprovada na consulta popular, a divisão ainda deverá ser votada no Congresso; mas o resultado do plebiscito certamente terá forte influência na decisão dos deputados e senadores.
Segundo os defensores da divisão, grande parte do território do Pará não recebe a devida atenção do Poder Público, principalmente por causa da enorme distância da capital, reforçando desigualdades. Eles acreditam que três estados menores serão melhor administrados que um único estado grande.
Já os opositores apontam o enorme custo para o país decorrente da criação de novos estados, que podem não ser capazes de se sustentar sozinhos e irão depender de parte dos recursos destinados às demais Unidades da Federação. Também acreditam que a divisão irá enfraquecer o Pará, criando três Estados mais pobres que o primeiro.
Qual será a melhor decisão para o povo paraense e para todos os brasileiros?

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo toda segunda-feira, às 11h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube, com estreia na TV Câmara às terças, 22h, e reprises na quarta-feira, às 21H30, quinta, 22h, sábado,às 8h, e domingo, às 9h e às 20h.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE