Expressão Nacional

Programas da TV Câmara

31/08/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

31/08/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Expressão Nacional debate Mercosul (bl.1)

Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Protagonistas de uma guerra no século XIX, nações unidas no século XXI sob um mercado comum, o Mercosul. Em um mundo que cada vez mais se configura em blocos econômicos, como o Nafta e a União Europeia, qual a força de nosso pequeno grupo de países em desenvolvimento? O que já fizemos e o que ainda precisamos fazer para proteger nossas economias e concorrer no mercado global em igualdade de condições com as grandes potências? O que podemos aprender com a União Europeia e a atual crise econômica que coloca potências estáveis como a Alemanha e países fragilizados, como a Grécia, amarrados a um mesmo destino? Qual o papel do Parlasul, o parlamento supranacional do Mercosul, em todo esse processo? Ganhará força e representatividade quando todos os seus membros forem eleitos por voto direto, o que deverá acontecer nos próximos anos? Como será a ampliação para a Unasul, que está em formação e abrangerá todos os países da América do Sul, com exceção da Guiana Francesa? Será a Unasul um bom negócio para os países do Mercosul?
Participam do programa os deputados Dr. Rosinha (PT-PR) e Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS); o assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia; e o mestre em Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) Creomar de Souza.

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo, toda quarta-feira, às 9h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube. Estreia na TV Câmara, às quintas às 22h com reprises às sextas-feiras, às 21h; aos sábados, às 8h e às 16h; aos domingos, às 14h30 e às 19h30; e às segundas-feiras, às 12h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE