Participação Popular

Programas da TV Câmara

19/08/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

19/08/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular destaca exame da OAB

Neste domingo (21/08), 21.840 candidatos participam da segunda fase de mais uma edição do exame da Ordem dos Advogados (OAB). O número equivale a apenas 18% do total de 121.309 inscritos. Os outros candidatos foram eliminados já na primeira fase da prova por reprovação ou abstenção.
A aprovação no exame é requisito para o exercício da profissão de advogado, mas o alto índice de reprovação, que chegou a 88,275% em sua última edição, tem decepcionado os participantes e levou à discussão da legalidade do exame à Justiça. O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa processo que questiona a exigência da prova para os advogados, e parecer do Ministério Público considerou o exame inconstitucional.
Os defensores da obrigatoriedade da prova afirmam que a OAB tem que manter o controle rígido porque a atividade do advogado tem caráter público e que as reprovações são consequência da baixa qualidade do ensino superior. Já os críticos afirmam que o exame é inconstitucional e acusam a Ordem de fazer reserva de mercado ao aplicar uma prova com “pegadinhas” que induzem ao erro.

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE