Documentários

Programas da TV Câmara

08/03/2005

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

08/03/2005

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

O Brasil por Delfim

O general Costa e Silva, antes de sofrer a trombose que o afastou da Presidência da República, arquitetava para seu sucessor um civil diretamente eleito como Jucelino Kubitschek, Carlos Lacerda ou mesmo Jânio Quadros? Poderíamos ter sobrevivido com menor sacrifício à crise do petróleo se o então presidente da Petrobrás, Ernesto Geisel, tivesse ouvido os alertas vindos da França? Quantas ambições foram queimadas ou envenenadas nos serpentários que se formaram dentro do governo no período militar? Estas são algumas questões colocadas pelo deputado Delfim Netto (PP-SP) no documentário O Brasil por Delfim exibido pela TV Câmara.

Delfim fala dos seus quarenta anos de vida pública, da infância no Cambuci, da Associação Comercial de São Paulo, dos tempos da USP e as primeiras colaborações com Roberto Campos e Octávio Gouveia de Bulhões que o levariam ao centro do poder militar como principal artífice do chamado “milagre econômico”. Comenta também as frustrações de nunca terem permitido que chegasse ao governo de São Paulo, um embate que o levou a confrontar-se com “o alemão” Ernesto Geisel e ao exílio dourado da embaixada na França. Seu retorno, o Brasil economicamente quebrado no governo João Figueiredo, sua experiência como constituinte, parlamentar e sua aproximação com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Memória Política – Delfim Netto
Delfim Netto foi o principal artífice do chamado “milagre econômico”

Ficha Técnica

Direção, Edição e Texto: Roberto Stefanelli
Entrevista: Tarcísio Holanda e Ivan Santos
Colaboração: Glória Varela
Produção Executiva: Getsemane Silva
Produção: André Bessa, Karina Staveland, Giulianno Baeta e Ana Tereza Constantino
Edição e Finalização: Joelson Maia
Videografismo: Leonardo César Veloso
Fotografia: Osmar da Costa
Assistente: Alessandro Alves dos Santos
Locução: Lincoln Macário

Sobre a série Memória Política

Documentários que resgatam fatos marcantes do passado do Brasil por meio de personagens que foram protagonistas dos acontecimentos. Inicialmente centrado nas memórias políticas, o programa ganhou abrangência ao incorporar outras questões fundamentais para a compreensão do Brasil contemporâneo. A cada novo episódio fragmentos de recordações pessoais servem como ponto de partida para a compreensão de histórias narradas nos livros de história.

Vinheta Memória Política
Depoimentos exclusivos de personagens da vida pública sobre fatos que marcaram a trajetória do País

Duração: 38 minutos

Documentários

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

NOSSAS REDES