Documentários

Baixar

Francisco Dornelles

Francisco Oswaldo Neves Dornelles nasceu em janeiro de 1935 na cidade de Belo Horizonte. Desde cedo teve contato com políticos influentes da família. Seu pai era primo de Getúlio Vargas. Por parte de mãe, é sobrinho dos ex-presidentes Tancredo Neves e Castelo Branco. Seu tio, Ernesto Dornelles, foi senador e governador do Rio Grande do Sul, além de ministro da Agricultura. Francisco Dornelles foi secretário da Receita Federal no governo João Figueiredo, ministro da Fazenda durante o governo Sarney e, no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, ocupou a pasta da Indústria, Comércio e Turismo. Já no segundo mandato de FHC, ficou à frente do Ministério do Trabalho e do Emprego. Foi eleito deputado Federal e senador da República pelo estado do Rio de Janeiro.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: André Laquintinie
Entrevista: Tarcísio Holanda
Produção Executiva: Marcya Reis
Produção: Giulianno Baeta e Thiago Soares
Edição e Finalização: Fabiana Ferreira
Videografismo: Ernani Pelúcio
Imagens: Cláudio Adriano
Assistente: Mauro Maranhão
Locução: André Laquintinie
Trilha Original: Gilson Pacheco

Sobre a série Memória Política

Documentários que resgatam fatos marcantes do passado do Brasil por meio de personagens que foram protagonistas dos acontecimentos. Inicialmente centrado nas memórias políticas, o programa ganhou abrangência ao incorporar outras questões fundamentais para a compreensão do Brasil contemporâneo. A cada novo episódio fragmentos de recordações pessoais servem como ponto de partida para a compreensão de histórias narradas nos livros de história.

Vinheta Memória Política
Depoimentos exclusivos de personagens da vida pública sobre fatos que marcaram a trajetória do País

Este vídeo dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

Documentários

Temas variados são abordados nos documentários produzidos pela TV Câmara, com ênfase naqueles que, de alguma forma, fazem parte da agenda do Congresso Nacional. Política, infraestrutura, meio ambiente, cultura, personalidades e história do país são alguns dos assuntos que podem ser encontrados em nosso acervo.

Estreia: sexta, às 21h30. Reprises: sábado 8h, 15h e 22h30; domingo, 6h30, 12h e 20h e segunda às 19h.

facebook twitter youtube

Mais conteúdo sobre