Coberturas Especiais

Programas da TV Câmara

01/01/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

01/01/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Gráfica do Senado preparou 1.500 convites para a posse de Dilma Rousseff

O trabalho foi artesanal. Letra por letra, os nomes foram formados num bloco, que serviu de origem para a impressão. Processo repetido 1.500 vezes, um para cada convidado. Em média, cada confecção levou dez minutos. Depois de impresso, cada convite passou por uma máquina, que tem uma espécie de forno. O calor faz com que as letras fiquem em alto relevo e com um brilho especial.
A gráfica do Senado precisou de 15 dias para fazer todos os convites necessários. A impressão tipográfica dá tanto trabalho que quase não é usada mais. Processo tão raro quanto o resultado. A ocasião é especial. A cerimônia de posse da presidenta da República e do vice no Congresso Nacional está marcada para o dia primeiro de janeiro às 14h30min.
Os convites não são só bonitos, não: são itens de segurança, também. Cada um deles tem um código de barras exclusivo. Quando lido, identifica o convidado e informa em que local ele vai assistir à cerimônia de posse.
Se não chover, a presidenta e o vice vão subir esta rampa por um tapete vermelho. Eles vão passar por 48 dragões da independência e serão recepcionados pelos presidentes da Câmara e do Senado. Daqui eles seguem para o plenário.
É aqui no plenário que a presidenta e o vice fazem o juramento mais importante da democracia, o de defender a Constituição do país. Um juramento feito por todos os presidentes na cerimônia de posse.
Dilma Rousseff também vai fazer esse juramento e logo depois o primeiro discurso como presidenta de fato. Os familiares dela e do vice vão assistir à cerimônia dali, da tribuna de honra. Lá em cima, nas galerias, ficam os representantes das missões estrangeiras. Aqui embaixo ficam os deputados, senadores, chefes de estado e ministros de estado e dos tribunais superiores. Depois de tomar posse, eles seguem para o Palácio do Planalto pra receber a faixa presidencial.

Créditos:
1) Ana Chalub - Repórter
2) Imagens de arquivo – TV Câmara

Coberturas Especiais

Cobertura de eventos especiais.

NOSSAS REDES