Coberturas Especiais

Programas da TV Câmara

01/01/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

01/01/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Maior desafio de Dilma Rousseff será conciliar crescimento com equilíbrio fiscal

Manter o país em crescimento com maior equilíbrio fiscal está entre os principais desafios da próxima presidenta. Para além da economia, Dilma Rousseff terá que mostrar habilidade para negociar com uma base aliada diversa aqui no Congresso.
O Brasil chega ao final do ano com motivo para comemorar. A economia cresce e o nível de desemprego é o menor desde 2002. Mas previsões não tão otimistas para 2011 podem atrapalhar esse bom momento. Para especialistas, os principais desafios do próximo governo são as taxas de juros, que estão entre as mais altas do mundo, e a valorização do real.
Na política externa, o Brasil se aproximou nos últimos anos de países vizinhos como a Venezuela e tomou medidas ousadas como a negociação com o Irã. Apesar de ter conquistado espaço, o país foi alvo de críticas.
Aqui no Brasil, o novo governo vai contar com maioria aliada no Congresso. Mesmo assim será preciso habilidade para negociar com uma base tão diversa: Dilma Rousseff foi eleita com o apoio de vários partidos com diferentes perfis. O desafio é conseguir apoio para aprovar projetos polêmicos, como a reforma tributária e a política.

CRÉDITOS:
1 – Imagens de Arquivo – TV Câmara
2 - Reportagem Mariana Przytyk
3 - Nilton Marques - Economista
4 - Alcides Vaz - Professor UnB
5 - André César - Cientista Político

Coberturas Especiais

Cobertura de eventos especiais.

NOSSAS REDES