22/06/2009

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Comissão discute publicidade para crianças

Diante de propagandas feitas para as crianças, surge a dúvida entre pais, educadores, especialistas e parlamentares: o que é mais indicado? Proibir totalmente os anúncios direcionados ao público infantil ou deixar para os pais a responsabilidade de filtrar o que chega aos filhos pelos meios de comunicação? A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara buscou respostas em uma audiência pública.
Crianças e jovens de hoje têm acesso a muito mais informação do que no passado. Internet, televisão e rádio ofecerem cada vez mais programas voltados para os pequenos. E, nos intervalos, as propagandas comerciais direcionadas para o público infantil.
Um projeto de lei em discussão na Câmara desde 2001 pretende acabar com a publicidade infantil ou pelo menos limitar os horários permitidos para veiculação.
Especialistas alertam: a publicidade para crianças e adolescentes
pode contribuir para o aumento da obesidade infantil, da violência em busca do sonho de consumo; do estresse familiar por conta da conhecida pressão dos filhos para que os pais comprem determinado produto; e da erotização infantil.
Quem defende a normatização da propaganda para o público infantil alega também que a prática não estaria protegida pelo direito à liberdade de expressão.
Quem é contra a proibição teme a superproteção do consumidor mirim.

Créditos:
- Reportagem - Mariana Przytyk
- Deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) - autor do projeto
- Isabela Henriques - Instituto Alana
- Deputado Milton Monti (PR-SP) - Frente Parlamentar da Comunicação Social
- Maurício de Souza - Criador de histórias em quadrinhos

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