10/12/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/12/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Governo e Congresso já debatem novo marco regulatório do setor mineral

A Constituição brasileira prevê que tudo o que está no subsolo pertence à União. Quem explora, paga por isso. Mas no caso da exploração mineral, tem pago pouco, muito abaixo, por exemplo, dos royalties remunerados por quem lida com o petróleo no território brasileiro. Este é apenas um dos pontos do novo marco regulatório para o setor mineral que vem sendo discutido pelo governo. É o que mostra a repórter Mariana Przytyk para o Panorama.
Neste bloco, o Panorama também mostra os resultados das reuniões da Comissão Mista de Orçamento, que concluiu esta semana a votação de oito relatórios setoriais. A semana foi mesmo agitada na Comissão do Orçamento. O senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, foi substituído na relatoria, pela senadora Ideli Salvati, do PT de Santa Catarina, que no dia seguinte desistiu e foi substituída pela senadora Serys Slhessarenko, do PT de Mato Grosso. Gim Argello é acusado de ter destinado emendas do Orçamento a empresas fantasmas, que receberam recursos públicos do Ministério da Cultura e do Turismo, e renunciou ao cargo. Ideli Salvati foi nomeada ministra no futuro governo Dilma.

Panorama

Revista com os assuntos que movimentaram a semana na Câmara. Informação completa para que o cidadão acompanhe de perto os trabalhos dos deputados durante a semana que passou.

NOSSAS REDES