19/11/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

19/11/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Projetos que alteram regras da previdência estão em análise na Câmara

A mudança de governo reabre a discussão sobre a aprovação de reformas constitucionais. Uma delas é a reforma da previdência. Alguns especialistas defendem alteração das regras atuais para garantir a viabilidade econômica da previdência no futuro. Ainda não existe uma proposta fechada, mas vários projetos que tramitam na Câmara tratam do assunto. É o que mostra a repórter Mariana Przytyk.
O Panorama também mostra a repercussão da notícia da formação de um novo bloco partidário na Câmara, um blocão encabeçado pelo PMDB. Na última terça-feira, o PMDB anunciou a união com PR, PP, PTB e PSC para somar, na próxima legislatura, pelo menos 199 deputados. Juntos, estes cinco partidos formariam a maior bancada da Câmara que, por tradição, indica o presidente da Casa. O anúncio balançou a aliança entre PMDB e PT, que elegeu a maior bancada partidária para a próxima legislatura. Mas o próprio presidente da Câmara e os líderes dos partidos aliados se apressaram em esfriar os ânimos. PMDB e PT, os dois maiores partidos no Congresso, negociam o direito de presidir a Câmara e o Senado.
Você vai ver ainda neste bloco as votações no plenário. Esta semana, os deputados aprovaram a medida provisória que autoriza os municípios que sediarão os jogos da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 a contraírem novos empréstimos para obras relacionadas aos eventos, mesmo se estiverem endividados.

Panorama

Revista com os assuntos que movimentaram a semana na Câmara. Informação completa para que o cidadão acompanhe de perto os trabalhos dos deputados durante a semana que passou.

NOSSAS REDES