18/11/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

18/11/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Seminário discute prevenção e socorro nos desastres naturais

Já vai longe o tempo em que o Brasil era considerado um país imune aos grandes desastres ambientais. De alguns anos para cá, enchentes, deslizamentos e outras catástrofes surpreenderam os brasileiros e abriram um debate sobre a necessidade de prevenção e socorro. É o que fez hoje (18/11) a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, com o seminário "Emergências Socioambientais e Direitos Humanos: Novos Paradigmas da Prevenção de Desastres".
Segundo dados da comissão, pelo menos 50 episódios de grandes proporções ocorreram na última década no Basil, atingindo mais de 5 milhões de pessoas. Mil, 168 brasileiros morreram em decorrência das tragédias, que também causaram um prejuízo econômico de cerca de R$ 6 bilhões. A enchente em Santa Catarina, em 2008, e os deslizamentos em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, são apenas dois dos mais dramáticos exemplos. E cada vez que o desastre vem, traz com ele a agressão aos direitos humanos.
No seminário promovido pela Comissão de Direitos Humanos, a pergunta é: o que a Câmara pode fazer? Investigar causas, definir políticas públicas de prevenção e de socorro às vítimas, mapear áreas de risco em escala municipal e legislar a favor do meio ambiente. A Comissão de Meio Ambiente deu um passo nesta direção, ao defender a criação de um fundo específico para ser usado nesses casos. Mas a comissão vai além e quer um projeto de lei só para o tema dos desastres ambientais.
É o que esperam brasileiros como Adeilda Teixeira, pernambucana de Palmares, um dos municípios destruídos pela enchente que surpreendeu parte do Nordeste em 2009. Segundo Adeilda, 86 famílias de Palmares ainda vivem em barracos, à espera de uma nova moradia. Ela reclama da demora do poder público em definir as normas para a reconstrução da cidade e da vida de quem perdeu tudo.
Para obter informações sobre áreas de risco, você pode ligar para o número 199 da Defesa Civil. Alertas sobre possibilidade de catástrofes e mudanças climáticas são anunciados pelo site www.defesacivil.gov.br e também pelo twitter. Basta seguir o endereço alerta 199.

CRÉDITOS:
1.VÍTOR JUN ARAI - Representante da ONG OXFAM GB
2. Reportagem Ana Chalub
3. IVO LESBOUPIN - Ass. Bras. Org. não Governamentais
4. DEP. IRINY LOPES - PT/ES
5. ADEILDA TEIXEIRA - Recepcionista
6. Produção Melina Sales
7. MIRIAM MEDEIROS DE GODOY - Gabinete Seg. Institucional da Presidência

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES