Eleições 2010

Programas da TV Câmara

31/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

31/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Rudolfo Lago fala sobre o apoio de Lula e do PMDB à candidata Dilma Rousseff

No estúdio da TV Câmara, Aline Machado recebe o primeiro convidado nessa cobertura especial das Eleições 2010. Rudolfo Lago, Editor-executivo do site Congresso em Foco, comenta a popularidade do Presidente Lula no final de mandato, o que considera um fenômeno sem comparação no País, e que provavelmente não será transferida para Dilma Rousseff, caso vença. Para ele, o apoio de Lula foi fundamental na campanha. José Serra não teve cabos eleitorais com a mesma força de Lula, e recebeu o apoio de Aécio Neves e Geraldo Alckmin somente na campanha do segundo turno.
Lago também fala sobre a base de sustentação no Congresso. Se Dilma for eleita, terá ampla maioria. Entretanto, o PMDB, ao dar apoio maciço e inédito na campanha da candidata do PT, depois cobrará seu preço – o que pode ser uma dificuldade. Além disso, a campanha agressiva provocará nos partidos de oposição disposição maior para confrontos.
Para Rudolfo Lago, a votação expressiva em Marina Silva demonstra saturação na polarização PSDB-PT, que se alternaram no governo e na oposição por 16 anos.
Em relação aos governos estaduais, o governo obteve maioria em número de estados, mas a oposição conquistou colégios eleitorais com maior contingente populacional, o que torna a relação equilibrada entre as esferas. Segundo Rudolfo Lago, a quantidade de reeleições nos estados mostra que o detentor de mandato goza de muita vantagem em relação aos outros candidatos.
Sobre a participação de veículos de comunicação nas campanhas, Lago acredita que eles podem declarar preferência, mas não prejudicar a cobertura jornalística. Ele também vê muitas dificuldades na composição de um conselho de controle social da mídia, que represente a sociedade, e não o governo.

CRÉDITOS:
Aline Machado – repórter
Ariadne Oliveira - apresentadora
Rudolfo Lago - Editor-executivo do site Congresso em Foco

Eleições 2010

Programas e reportagens sobre as Eleições de 2010.

NOSSAS REDES