28/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

28/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Confira as dicas para votar no segundo turno

Neste domingo, quase 136 milhões de brasileiros vão às urnas escolher o próximo presidente da República, e o governador em oito estados e no Distrito Federal. Veja agora algumas dicas para o dia de votação.

Para votar neste segundo turno, basta comparecer à sua seção eleitoral com um documento com foto em mãos. Por decisão do Supremo Tribunal Federal, não é preciso apresentar o título de eleitor. Se você não lembra o seu local de votação, pode consultar no site do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado ou do TSE. Mesmo que você tenha votado no primeiro turno, se precisar faltar no segundo, é preciso justificar. Para isso, basta comparecer a qualquer seção eleitoral e preencher o formulário, que deve conter o número do título de eleitor. O horário de votação é o mesmo: das 8 horas da manha às 5 horas da tarde. Em oito estados mais o Distrito Federal, haverá segundo turno também para governador. Portanto, atenção: será preciso votar duas vezes. Mesmo com menos candidatos, pode ser melhor levar os números escritos num papel, a chamada cola eleitoral. No dia das eleições, a propaganda de boca de urna, como o uso de carros de som e a distribuição de santinhos, é proibida. Mas a lei brasileira permite a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor. Você pode usar, por exemplo, bandeiras, broches ou adesivos do seu candidato.

O coordenador de Infra-Estrutura do TSE, Cristiano Andrade, lembra que, para a segurança do eleitor, ninguém pode votar portando celular ou câmeras.

O cientista político Cristiano Noronha acredita que, assim como no primeiro turno, o segundo turno das eleições deverá transcorrer de forma tranquila, sem tumultos. “Esperamos conhecer os novos governadores e o presidente da República até a meia-noite do domingo”. Noronha diz ainda que a Lei Ficha Limpa foi um passo na direção da maturidade dos eleitos e eleitores.

Crédito:

- Paula Bittar - repórter

- Paula Medeiros – repórter

- Cristiano Andrade - coordenador de Infra-Estrutura do TSE

- Cristiano Noronha – cientista político

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES