28/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

28/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Confira o perfil biográfico dos dois candidatos à Presidência da República

A candidata do PT à Presidência da República teve 46%. Conheça um pouco mais sobre Dilma Rousseff.

Filha de uma professora e de um engenheiro de origem búlgara, Dilma Rousseff nasceu em Belo Horizonte, em 14 de dezembro de 1947. Começou a participar de grupos políticos na década de 1960, militando em diversas organizações de esquerda: Organização Revolucionária Marxista - Política Operária (Polop), Comando de Libertação Nacional (Colina) e Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (Var-Palmares).

Em janeiro de 1970, foi presa e torturada pela polícia política da ditadura militar, em São Paulo. Permaneceu detida por três anos. Após deixar a cadeia, cursou Ciências Econômicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com a retomada da democracia no Brasil, a partir de 1979, filiou-se ao PDT de Leonel Brizola. Durante as décadas de 1980 e 1990, exerceu cargos na prefeitura de Porto Alegre e no governo gaúcho. Em 2001, transferiu-se para o Partido dos Trabalhadores.

Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República em 2002, foi escolhida para integrar o ministério, como titular da pasta de Minas e Energia. Três anos depois, ocupou o ministério da Casa Civil, substituindo José Dirceu.

A partir de 2007, surgiu como candidata à sucessão do presidente Lula.

Em abril de 2009, Dilma Roussef se submeteu ao tratamento contra um câncer linfático, do qual se recuperou.

No primeiro turno das eleições, em 3 de outubro, Dilma foi escolhida por mais de 47 milhões de brasileiros. Teve o equivalente a 46,91% dos votos válidos.

Dilma Roussef é divorciada e tem uma filha e um neto.

Filho de imigrantes italianos, José Serra nasceu no bairro da Mooca, na capital paulista, em 19 de março de 1942. Começou a atividade política na militância estudantil, até chegar a presidente da UNE, a União Nacional dos Estudantes, em 1963. Com o golpe militar em 64, abandonou o curso de Engenharia na USP e exilou-se no Chile, onde fez mestrado em Economia em 72. Com a abertura política, retornou ao Brasil em 1978 e deu aulas na Unicamp - Universidade de Campinas.

No governo Franco Montoro, entre 83 e 86, Serra foi secretário de Economia e Planejamento do estado de São Paulo.

Em 86, foi eleito deputado federal pelo PMDB. Em 1990, retornou à Câmara dos Deputados. E em 94, tornou-se senador por São Paulo.

José Serra foi duas vezes ministro de Fernando Henrique Cardoso: do Planejamento e Orçamento, entre 95 e 96. Entre 98 e 2002, assumiu a pasta da Saúde. Ainda em 2002, foi candidato à Presidência da República. Disputou com Lula o segundo turno da eleição e perdeu.

Em 2003, Serra foi eleito presidente nacional do PSDB, em 2004, prefeito de São Paulo e em 2006, foi eleito governador do estado.

Deixou o cargo este ano para concorrer mais uma vez à Presidência da República. No primeiro turno das eleições, em 3 de outubro, Serra foi o escolhido por 33 milhões de brasileiros. Teve 32,61% dos votos válidos.

José Serra é casado há 43 anos com Mônica Allende Serra, com quem tem dois filhos.

Para o cientista político Cristiano Noronha, a eleição de Dilma significaria a continuidade da gestão de Lula, com a manutenção de avanços sociais. Já José Serra teria como meta principal uma boa gestão fiscal e o combate ao loteamento de cargos políticos, bem como a continuidade de programas sociais iniciados por Lula.

Créditos:

- Paula Bittar – repórter

- Cristiano Noronha - cientista político

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES