Eleições 2010

Programas da TV Câmara

07/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

07/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Cotas para mulheres pode comprometer qualidade das candidaturas

Nestas eleições, 45 mulheres foram eleitas para a Câmara: 8,7% do total de 513 deputados. O número é igual ao da atual bancada feminina na casa, mas menor do que a bancada em 2006, quando foram eleitas 47 deputadas. Apesar da redução da bancada feminina, a votação de algumas deputadas foi expressiva. Em seis estados, elas foram campeãs de votos.

O Congresso aprovou, no ano passado, uma minirreforma eleitoral. O texto prevê que os partidos políticos garantam as mulheres pelo menos 30% das vagas de candidatos as eleições. A reforma também determina que pelo menos 5% dos recursos do fundo partidário sejam aplicados em programas direcionados ao público feminino e que no mínimo 10% do tempo de propaganda partidária gratuita seja dedicado às mulheres.

O cientista político José Donizete considera o número de representantes mulheres no Congresso inexpressivo, mas que algumas parlamentares têm excelente perfil. “A qualidade da representação depende do nível de politização das mulheres”, declara. “Na hipótese de Dilma ser eleita presidente, aumenta o estímulo para as mulheres se candidatarem nas próximas eleições”. Donizete teme que a obrigatoriedade das cotas deponha contra a qualidade das candidatas.

A deputada reeleita Andreia Zito acredita que as mulheres confiam mais nos homens que nas mulheres. “Mesmo se tratando da importante candidata que disputa o segundo turno para presidente da República, acho que as mulheres veem por trás dela um homem”. Andreia Zito acha que as cotas não deveriam ser obrigatórias.

Créditos:
- Paula Bittar - repórter
- Deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS)
- Deputada Andreia Zito (PSDB-RJ)
- Mariana Przytyk – repórter
- José Donizete – cientista político

Eleições 2010

Programas e reportagens sobre as Eleições de 2010.

NOSSAS REDES