08/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

08/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Conheça a composição da Câmara que saiu das urnas neste 3 de outubro

Muitos jogadores de futebol e atletas de outros esportes tentaram aproveitar a fama, boa ou má, para tentar uma vaguinha em algum cargo político nestas eleições. Mas nem todos conseguiram. Já o palhaço Tiririca, um dos candidatos expoentes do mundo artístico, foi campeão das urnas, eleito com mais de 1,3 milhão de votos. Apesar da grande votação, Tiririca tem prazo até a próxima sexta-feira para se defender de uma acusação do Ministério Público Eleitoral. Ele é acusado de entregar uma declaração falsa à Justiça com a intenção de esconder que é analfabeto. Pela lei brasileira, só podem se candidatar a cargos públicos pessoas que saibam ler e escrever.
Segundo o Ministério Público, a declaração apresentada por Tiririca teria sido escrita por outra pessoa. Se for comprovada a falsidade ideológica, Tiririca fica impedido de ser diplomado deputado federal. Tiririca também responde a outra denúncia na Justiça Eleitoral: ele teria omitido a posse de bens no pedido de registro de candidatura.
Neste bloco, você vai ver também que muitos políticos com atuação de destaque no cenário nacional vão ficar fora do Congresso na próxima legislatura. Veja quem não deve retornar. Gente antiga deu lugar a gente muito jovem. Com apenas 21 anos, a idade mínima permitida para se eleger deputado federal, o estudante de Medicina paraibano Hugo Motta conquistou uma das vagas de deputado federal pelo estado no último domingo. Logo depois de eleito, ele veio conhecer o novo local de trabalho: a Câmara dos Deputados.
E os líderes partidários definiram que as votações em plenário só retornam após o segundo turno das eleições. Até lá, os deputados vão realizar apenas sessões de debate no plenário. A pauta da Câmara está trancada pelo projeto que trata do Fundo Social do Pré-sal e por cinco medidas provisórias. Uma delas, a que destina dinheiro para vítimas de enchentes, perde a validade dia 18 de outubro, mas vale lembrar que o dinheiro previsto pela MP já foi enviado aos estados atingidos.

Panorama

Revista com os assuntos que movimentaram a semana na Câmara. Informação completa para que o cidadão acompanhe de perto os trabalhos dos deputados durante a semana que passou.

NOSSAS REDES