01/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

01/10/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Saiba o que o eleitor pode e o que não pode fazer no dia das eleições

No domingo das eleições (03/10), a lei seca valerá em todo o País? O eleitor poderá usar a camiseta do candidato escolhido? Neste segundo bloco, o Panorama ajuda a resolver essas e outras dúvidas. Confira ainda algumas dicas para facilitar a votação na urna eletrônica.
Veja também: Serão mais de 100 milhões de votos em todo o Brasil, o que representa um grande desafio que o Tribunal Superior Eleitoral terá pela frente, durante a apuração. Mesmo assim, o TSE quer manter a performance das últimas eleições, quando os resultados foram divulgados em apenas duas horas.
O resultado das urnas vai mudar significativamente a composição política da Câmara dos Deputados, o que poderá influenciar diretamente a governabilidade do futuro presidente da República. Se a base de apoio ao Governo tiver a maioria, ficará mais fácil aprovar matérias de interesse do Executivo. As eleições deste domingo podem alterar também o jogo de forças no Parlamento. Quanto mais deputados um partido conseguir eleger, mais força terá nas decisões da Câmara. Dependendo da composição política, a sociedade terá mais oportunidade de conseguir reformas há tanto tempo desejadas. Acompanhe os detalhes na nossa reportagem.
Outro destaque: Os deputados são representantes da sociedade, e quanto maior a variedade de segmentos representados, mais democrático tende a ser o Parlamento. Nos últimos tempos, registra-se um fato no mínimo interessante: o fenômeno das celebridades cresceu no meio político. Só para deputado federal, quase 100 candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral declararam ter alguma ocupação artística ou esportiva.

Panorama

Revista com os assuntos que movimentaram a semana na Câmara. Informação completa para que o cidadão acompanhe de perto os trabalhos dos deputados durante a semana que passou.

NOSSAS REDES