Panorama

Baixar

Saiba o que o eleitor pode e o que não pode fazer no dia das eleições

No domingo das eleições (03/10), a lei seca valerá em todo o País? O eleitor poderá usar a camiseta do candidato escolhido? Neste segundo bloco, o Panorama ajuda a resolver essas e outras dúvidas. Confira ainda algumas dicas para facilitar a votação na urna eletrônica.
Veja também: Serão mais de 100 milhões de votos em todo o Brasil, o que representa um grande desafio que o Tribunal Superior Eleitoral terá pela frente, durante a apuração. Mesmo assim, o TSE quer manter a performance das últimas eleições, quando os resultados foram divulgados em apenas duas horas.
O resultado das urnas vai mudar significativamente a composição política da Câmara dos Deputados, o que poderá influenciar diretamente a governabilidade do futuro presidente da República. Se a base de apoio ao Governo tiver a maioria, ficará mais fácil aprovar matérias de interesse do Executivo. As eleições deste domingo podem alterar também o jogo de forças no Parlamento. Quanto mais deputados um partido conseguir eleger, mais força terá nas decisões da Câmara. Dependendo da composição política, a sociedade terá mais oportunidade de conseguir reformas há tanto tempo desejadas. Acompanhe os detalhes na nossa reportagem.
Outro destaque: Os deputados são representantes da sociedade, e quanto maior a variedade de segmentos representados, mais democrático tende a ser o Parlamento. Nos últimos tempos, registra-se um fato no mínimo interessante: o fenômeno das celebridades cresceu no meio político. Só para deputado federal, quase 100 candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral declararam ter alguma ocupação artística ou esportiva.

Panorama

Panorama é a revista eletrônica semanal da TV Câmara, que relembra as principais discussões e aprovações que marcaram a semana de trabalho dos deputados. Propostas e projetos ainda em fase embrionária e a opinião de especialistas e representantes da sociedade civil sobre eles também merecem destaque. Reportagens especiais inéditas abrem o programa repercutindo assuntos ou fatos que mereçam a opinião dos parlamentares e a atenção dos expectadores. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

facebook twitter youtube

Todas as Edições