Expressão Nacional

Programas da TV Câmara

28/09/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

28/09/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Expressão Nacional discute desafios para o próximo presidente na área de ajuste fiscal, câmbio e juros (bl.1)

O Brasil vive um momento especial de crescimento econômico, mas alguns indicadores preocupam governo, empresários e analistas. O principal é a alta taxa de juros (Selic) de 10,75% ao ano, que se tornou o principal instrumento da política monetária para conter a inflação.
Quando o Banco Central aumenta a Selic, aumenta como consequência a dívida pública e o dólar se desvaloriza em relação à nossa moeda, dificultando as exportações e favorecendo as importações. O resultado é que deixamos de produzir mais, faturar e aumentar o número de empregados. Por outro lado, com o crescimento, aumentou a demanda por consumo e o governo não pensa em conter a oferta de crédito.
O que deve ser feito pelo próximo governo para que não percamos a oportunidade do momento econômico de crescimento? A inflação deve ficar dentro da meta de 4,5% ao ano? É preciso um ajuste fiscal? Esses cortes podem prejudicar investimentos em infraestrutura? O gasto com a máquina pública, que aumentou no governo Lula, deve ser cortado? Como o próximo presidente deve fazer a reforma tributária necessária para reduzir o chamado “Custo Brasil”?

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo, toda quarta-feira, às 9h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube. Estreia na TV Câmara, às quintas às 22h com reprises às sextas-feiras, às 21h; aos sábados, às 8h e às 23h30h; e aos domingos, às 14h30.

NOSSAS REDES