27/08/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

27/08/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

A urna eletrônica completa 14 anos, mas a dúvida sobre sua segurança continua

O Tribunal Superior Eleitoral começou a lacrar esta semana as urnas que serão usadas nas eleições de 3 de outubro. Este trabalho, feito para reforçar a segurança da votação eletrônica, só vai ficar pronto no dia 2 de setembro.
Em linhas gerais, uma assinatura digital blinda o equipamento contra alterações no programa original, permitindo, por exemplo, que a urna funcione apenas no dia da eleição. Neste bloco, o Panorama lembra a adoção da urna eletrônica no país. Depois de 14 anos, ainda há desconfianças sobre a segurança do sistema, mas uma coisa é certa: as maquininhas vieram para ficar e hoje são até produtos de exportação.
Mais eleições. Uma reportagem do Panorama mostra que as mulheres, apesar de formarem a maior parcela do eleitorado brasileiro, ainda participa pouco da política. Na Câmara dos Deputados, elas ocupam apenas 8% das cadeiras. Mas, uma alteração na lei eleitoral, feita no Congresso, pode mudar esse quadro, nas eleições deste ano. Ao invés de determinar apenas a reserva de 30% das vagas para as mulheres, como era feito antes, agora é exigido o preenchimento dessas vagas.
O Panorama também mostra uma reportagem sobre o projeto, já aprovado na Câmara, que fixa o prazo de até 10 dias úteis para que o consumidor seja ressarcido por valores cobrados indevidamente pelas empresas. O prazo será contado a partir da data em que o consumidor fizer a reclamação junto à empresa. O projeto agora segue para o Senado.

Panorama

Revista com os assuntos que movimentaram a semana na Câmara. Informação completa para que o cidadão acompanhe de perto os trabalhos dos deputados durante a semana que passou.

NOSSAS REDES