Panorama

Baixar

Profissionais discutem necessidade ou não do diploma para jornalistas

Um ano depois da decisão do Supremo Tribunal Federal de acabar com a exigência de diploma para profissão de jornalistas, o tema volta ao debate na reportagem especial do Panorama desta semana. Estudantes, profissionais e especialistas analisam o que aconteceu com as empresas de comunicação e o mercado de trabalho no setor. E falam também sobre as propostas em discussão no Congresso que restabelecem a obrigatoriedade do curso superior de jornalismo para o exercício profissional. O repórter Cid Queiroz pôs de lado a máxima que diz que jornalista não é notícia, para mostrar como anda esta polêmica. Afinal, também está em questão a qualidade da informação que todos os cidadãos recebem todos os dias. Na Câmara, a proposta que resgata a obrigatoriedade do diploma de jornalistas está sendo analisada numa comissão especial. No Senado, uma proposta semelhante já está pronta para votação no plenário.
Neste bloco, o Panorama também traz duas reportagens sobre anistia política. Esta semana, o Congresso Nacional comemorou os 31 anos da Lei da Anistia, que beneficiou perseguidos políticos durante o regime militar. No plenário da Câmara, foi realizada uma solenidade para comemorar o aniversário da lei com a presença dos anistiados, que questionaram a recente decisão do Tribunal de Contas da União de rever os valores das indenizações que estão sendo pagas a eles pelo governo federal. Outra reportagem mostra o resultado da 41ª Caravana da Anistia, organizada pelo Ministério da Justiça para julgar processos de anistia e de indenização a anistiados políticos. Desta vez, a reunião da caravana foi realizada na Câmara dos Deputados e fez parte do último dia do IV Seminário Latino-Americano de Anistia e Direitos Humanos. Entre os pedidos aprovados pela comissão, está o do sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho.

Panorama

Panorama é a revista eletrônica semanal da TV Câmara, que relembra as principais discussões e aprovações que marcaram a semana de trabalho dos deputados. Propostas e projetos ainda em fase embrionária e a opinião de especialistas e representantes da sociedade civil sobre eles também merecem destaque. Reportagens especiais inéditas abrem o programa repercutindo assuntos ou fatos que mereçam a opinião dos parlamentares e a atenção dos expectadores. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

Todas as Edições