Documentários

Baixar

Estreia: 23/08/2010

Sydney Possuelo: uma vida amazônica

Sydney Possuelo, personagem do documentário da série Memórias da TV Câmara, é o último sertanista da antiga saga liderada pelos irmãos Villas-Boas, os heróis da sua infância, seguidores de Rondon, o desbravador do oeste brasileiro. Sydney viveu mais de 50 anos na selva, sobreviveu a mais de 30 malárias, contatou oito povos indígenas no grande avanço do homem branco sobre a Amazônia. No início pensava, como Rondon e os Vilas Boas, integrá-los à sociedade. Mas o que se viu foi um cenário de genocídios. “Comunidades inteiras, línguas, culturas simplesmente desapareceram”, recorda. Hoje ele defende que deixemos os índios em paz, isolados em reservas.

O filme conta, nos depoimentos do sertanista, o início da grande marcha da civilização branca para a Amazônia. Primeiro para estender linhas telegráficas e construir pontos de contato que encurtassem o caminho aéreo rumo norte e aos Estados Unidos, depois pela construção das estradas que rasgaram o território. Junto com as matas, este avanço devastou ou marginalizou milhares de índios que o sertanista conheceu ainda altivos e senhores de culturas milenares, perdidas para sempre.

Condecorado por vários governos estrangeiros, ex-presidente da Funai, da qual foi afastado por críticas à sua nova postura e abandono, principal responsável pela demarcação das terras Yanomami, Sydney conta por que hoje é radicalmente contra qualquer contato com os povos ainda isolados na Amazônia. “Eu cresci na escola de Rondon, e hoje sei que estávamos completamente errados”. Mas sabe que, mesmo isolados, o futuro destes povos é incerto. “Irão durar o quanto queremos que eles durem. Os responsáveis pelo futuro deles próprios não são eles. Somos nós”, diz.

Memórias: Sydney Possuelo: uma vida amazônica
Sydney Possuelo foi o principal responsável pela demarcação das terras dos índios Yanomami

 

Ficha Técnica

Direção e Edição: Roberto Stefanelli
Edição de Imagens & Finalização: Joelson Maia
Videografismo: Ernani Pelúcio
Trilha Sonora: Alberto Valério
Pesquisa: André Bergamo E Roberto Stefanelli
Produção:Pedro Caetano
Cinegrafistas: Edson Cordeiro e Leandro Ribeiro
Locução: Claudio Lessa

Sobre a série Memórias

Documentários que resgatam fatos marcantes do passado do Brasil por meio de personagens que foram protagonistas dos acontecimentos. Inicialmente centrado nas memórias políticas, o programa ganhou abrangência ao incorporar outras questões fundamentais para a compreensão do Brasil contemporâneo. A cada novo episódio fragmentos de recordações pessoais servem como ponto de partida para a compreensão de histórias narradas nos livros de história.

Vinheta Memórias
Depoimentos exclusivos de personagens da vida pública sobre fatos que marcaram a trajetória do País

Duração: 38 minutos

Documentários

Temas variados são abordados nos documentários produzidos pela TV Câmara, com ênfase naqueles que, de alguma forma, fazem parte da agenda do Congresso Nacional. Política, infraestrutura, meio ambiente, cultura, personalidades e história do país são alguns dos assuntos que podem ser encontrados em nosso acervo.

Estreia: sexta, às 21h30. Reprises: sábado 8h, 15h e 22h30; domingo, 6h30, 12h e 20h e segunda às 19h.

facebook twitter youtube

Todas as Edições