Câmara Hoje

Baixar

Deputados discutem a instalação de antena protetora em motocicletas

Uma das brincadeiras mais comuns nas férias, soltar pipa, pode ser um perigo. De olho no risco de acidentes por causa do cerol, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou um projeto de Lei que obriga o uso de antenas protetoras em motocicletas.
O acessório, instalado no guidom das motos, hoje é opcional. Para os deputados que defendem a obrigatoriedade, a antena pode fazer toda a diferença no caso de um motociclista ser atingido pela linha de uma pipa.
Apesar de representar apenas 11% do total da frota de automóveis do País, as motos são responsáveis por 25% dos acidentes. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e similares) - ABRACICLO - se posicionou contrária à instalação obrigatória das antenas. De acordo com a entidade, a antena pode se tornar um risco a mais, em caso de atropelamentos - por exemplo.

CRÉDITOS:
1 - Reportagem - Cassiana Tormin
2 - Amóz Felipe de Sousa Tavares - Associação Brasileira de Motocicletas
3 – Dep. Ciro Pedrosa (PV-MG)

Câmara Hoje

Telejornal com as principais notícias do Legislativo. Além das tradicionais reportagens, o Câmara Hoje realiza, diariamente, debates, ao vivo, sobre os grandes temas do dia. Repórteres que acompanham os bastidores do Legislativo trazem as informações mais quentes e entrevistam seus convidados - parlamentares, especialistas e representantes da sociedade civil.

De terça a sexta-feira, às 9 horas

Todas as Edições