Participação Popular

Baixar

Participação Popular discute trabalho dos "flanelinhas"

Na maior parte das grandes cidades brasileiras, basta alguém começar a manobrar para estacionar em alguma via pública e imediatamente é abordado por um guardador de carros, mais conhecido por "flanelinha". Em alguns lugares, os "flanelinhas" são oficiais, registrados e até sindicalizados. Existem os que oferecem algum serviço, como lavar o carro, em vez de cobrar só para "olhar", mas grande parte das vezes são ilegais, constrangem o motorista e até danificam o carro quando não recebem o pagamento exigido.
Tantos são os problemas e reclamações envolvendo esse assunto que já circula na Câmara dos Deputados um projeto de lei que criminaliza os flanelinhas e prevê prisão de um a três anos para quem for flagrado pedindo dinheiro para vigiar carros em locais públicos. Mas será justa uma lei que impede uma pessoa de trabalhar, ainda que em um sub-emprego, em um país com tantos problemas sociais?

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

facebook twitter youtube whatsapp