14/06/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

14/06/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Partidos definem candidatos à Presidência da República

Convenção partidária é momento de festa, de mostrar união, de levantar a militância, de demonstrar confiança e iniciar oficialmente a campanha eleitoral. Só que a campanha foi antecipada e desta vez as convenções serviram para consagrar os nomes que já vêm frequentando a mídia na condição de pré-candidatos há alguns anos. De olho nos votos do Nordeste, o PSDB reuniu na Bahia suas mais importantes lideranças para consagrar a candidatura do ex-governador de São Paulo, José Serra, único candidato que permanece até agora sem o nome de quem vai compor a chapa na qualidade de candidato a vice-presidente. Nos discursos, a lembrança das realizações dos governos tucanos e a disposição de lutar por conquistas ainda maiores do que as do atual governo do PT.
PT e PMDB marcham coligados, mas realizaram convenções separadas. Em ambas, a presença dos dois integrantes da cabeça de chapa: a ex-ministra Dilma Roussef e o candidato à vice, o deputado Michel Temer. Na convenção do PMDB, Michel Temer exaltou a capacidade de realização da ex-ministra das Minas e Energia e se colocou à disposição para ajudar a primeira mulher que ele acredita que será a próxima presidenta do Brasil.
Já na convenção do PT, bandeiras de cor lilás procuravam seduzir os votos do eleitorado feminino. Diante de uma militância predominantemente composta de mulheres, a candidata Dilma Roussef prometeu ampliar as conquistas do governo do presidente Lula, seu grande cabo eleitoral, que discursou com um apelo à militância no sentido de que todos trabalhem intensamente, única atitude que ele considera eficaz para quem quer vencer uma eleição.
Na convenção do PV, a festa verde que consagrou o nome da candidata Marina Silva e do vice Guilherme Leal teve até um boneco gigante para levantar a militância. Entre os presentes, diversos integrantes famosos do Partido Verde, lideranças ambientalistas, o teólogo Leonardo Boff e o poeta Tiago de Melo, entre outros. Nos discursos, ênfase na questão ambiental. Mas, para evitar que Marina Silva seja rotulada como candidata de discurso único, a inclusão da temática social na campanha. E as menções às origens humildes da seringueira que virou senadora e hoje disputa a Presidência do Brasil.
O PSB realizou sua convenção nesta segunda-feira, em Brasília, e oficializou seu apoio à candidatura de Dilma Roussef, que não compareceu ao encontro dos socialistas porque viajou ao exterior. O deputado e ex-ministro Ciro Gomes, que pleiteava a indicação do partido para concorrer à Presidência não compareceu à convenção.
Na próxima quarta-feira (16/6), a convenção é do PCdoB, que deve oficializar a aliança com o PT. No sábado, o PPS se reúne em convenção para oficializar o apoio ao tucano José Serra. Na outra segunda-feira (28), é a vez de o DEM também carimbar o apoio à candidatura do ex-governador de São Paulo, José Serra. Na quarta-feira (30), o Psol oficializa a candidatura do ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio à Presidência da República.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES