27/05/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

27/05/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Comissão de Direitos Humanos faz blitz em hospitais do Entorno do DF

Criança doente comove. Criança doente sem atendimento médico é simplesmente deplorável. O desapontamento está estampado nos rostos cansados pela longa espera. Quando não dá mais pra esperar, vem a revolta.
O choro às vezes serve pra extravasar a angústia de uma futura mãe que não consegue garantir as condições adequadas para o crescimento do filho no ventre.
Dois deputados da Comissão de Direitos Humanos da Câmara resolveram fazer uma blitz surpresa em hospitais do chamado Entorno de Brasília. Viram muito descaso e ouviram um número sem fim de reclamações.
No Hospital Bom Jesus, de Águas Lindas, a situação está longe do ideal, mas a população vem conseguindo ser atendida, apesar da simplicidade das instalações.
O principal problema é a falta de profissionais qualificados para a enorme demanda. A instituição tem condições de atender cerca de 400 pessoas por dia, numa região com mais de 250 mil habitantes.
Em Santo Antônio do Descoberto, a situação é mais grave. Além de ser pequeno, o único hospital do município está em reforma há vários meses. E o atendimento é precário. A higiene também deixa muito a desejar.
A poucos quilômetros do hospital, uma obra inacabada revolta a população. Um novo hospital, grande, construído com material de qualidade, está abandonado há dois anos. O novo hospital de Santo Antônio do Descoberto, Goiás, começou a ser construído em 2001. Os deputados Pedro Wilson (PT-GO) e Domingos Dutra vão pedir esclarecimentos ao governo de Goiás e ao Ministério da Saúde sobre o hospital que nunca atendeu um paciente sequer.
Nas próximas semanas os deputados Domingos Dutra e Pedro Wilson (PT-MA) vão entregar aos demais integrantes da Comissão de Direitos Humanos um relatório detalhado sobre essas visitas. E novas diligências vão acontecer em hospitais públicos de todo o País. Mas as datas e os locais não serão divulgados para evitar que a realidade seja maquiada.

Créditos:
- Francisca Alves - Hospital Dom Luís Fernandes - Santo Antônio do Descoberto - GO
- Miciane Ferreira - Hospital Dom Luís Fernandes - Santo Antônio do Descoberto - GO
- Maria Rodrigues - Hospital Bom Jesus - Águas Lindas - GO
- Ana Beatriz Arruda – produção
- João Edésio - Hospital Bom Jesus - Águas Lindas - GO
- Luiz Carlos Rocha - Hospital Dom Luís Fernandes - Santo Antônio do Descoberto - GO
- Deputado Domingos Dutra (PT-MA)
- Deputado Pedro Wilson (PT-GO)
- Ariadne Oliveira – repórter

Texto atualizado em 28/05, às 15h19

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES