19/05/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

19/05/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Livro homenageia líder guarani herói das Missões no RS

A Câmara lançou nesta quarta (18/05) um livro sobre um índio guarani já considerado santo no Rio Grande do Sul e herói nacional: Sepé Tiaraju. Em 1750, quando Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madri para trocar os Sete Povos das Missões pela Colônia de Sacramento, Sepé Tiaraju liderou a luta do povo guarani para permanecer nas suas terras na região onde fica hoje o estado do Rio Grande do Sul.
Sepé Tiaraju era uma espécie de prefeito da Redução Jesuítica de São Miguel. Ele liderou cerca de 1.500 índios contra o exército português. Morreu em combate antes do fim do confronto que exterminou os índios. Os sobreviventes e os jesuítas acabaram expulsos e o confronto foi um marco do fim das missões jesuíticas na América. A história da chamada guerra Guaranítica vem aos poucos sendo resgatada.
Em 1979, mais de dois séculos depois, as ruínas de São Miguel Arcanjo foram consideradas patrimônio da Humanidade pela Unesco, organismo das Nações Unidas para Educação e Cultura. Na Câmara, o lançamento do livro sobre o herói nacional é um reconhecimento da luta do líder guarani pelo direito à terra. O livro conta a história das missões e a saga do herói Sepé.

Créditos:
- Vera Morgado - repórter
- Deputado Marco Maia (PT-RS) - vice-presidente da Câmara

Texto atualizado em 20/05/10, às 10h04.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES