18/05/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

18/05/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Por que celular é tão caro e ruim no Brasil?

Uma pesquisa feita pela maior autoridade mundial em telecomunicações comprovou que o brasileiro paga caro demais pela baixa qualidade nos serviços de telefonia celular. Na Câmara, deputados que não gostaram dessa descoberta fizeram uma audiência com representantes das empresas e autoridades do setor.
O brasileiro é um dos que mais compromete sua renda com contas de telefone celular. Segundo um estudo da ONU, o serviço de telefonia no Brasil é o quarto mais caro do mundo. Só pagamos menos que os usuários do Japão, da França e da Austrália.
Levando em conta o poder de compra do brasileiro, o custo por um pacote de 25 chamadas e 30 torpedos é estimado em 42 dólares por mês. No México esse pacote custaria menos de 15 dólares; na Suíça, pouco menos de 10 dólares; e em Hong Kong, só um dólar!
A Comissão de Defesa do Consumidor cobrou das empresas de telefonia uma explicação para o alto custo das ligações. Os empresários põem a culpa nos impostos.
Mas os deputados e autoridades também lembraram que as empresas de telefonia são as que mais recebem reclamações nos órgãos de defesa do consumidor em todo o País.
Para a Anatel, a agência reguladora que fiscaliza as empresas de telefonia, os preços cobrados no Brasil já foram muito piores e agora estão dentro da média mundial. Na audiência, Nelson Mitsuo, gerente da agência, disse que o volume de reclamações está dentro do esperado para a quantidade de serviços prestados.
Mas o deputado Chico Lopes (PCdoB/CE) não se conforma.

Créditos:
- Eduardo Levy - diretor da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações
- Amaury Oliva - Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor/MJ
- Deputada Ana Arraes (PSB/PE)
- Cid Queiroz - repórter
- Nelson Mitsuo Takayanagi - gerente da Anatel
- Deputado Chico Lopes (PCdoB/CE)

Texto atualizado em 18/05, às 15h33

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES