10/05/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/05/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Governo vai regulamentar a exportação de boi vivo

O Brasil possui o maior rebanho bovino do mundo para comercialização e já é o maior exportador mundial de carne. Agora, a idéia é aumentar a exportação de animais vivos, o chamado "gado em pé". O mercado está em crescimento, mas a exportação de animais vivos ainda sofre resistências.
Hoje, o país exporta cerca de 500 mil bois vivos por ano, principalmente para o Líbano e a Venezuela. O número representa apenas 1% de todo o gado destinado ao abate, mas a expectativa é de crescimento.
Uma audiência na Câmara debateu o assunto. O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) denuncia que existe um cartel dos frigoríficos e defende mais investimentos no setor para que o produtor rural também possa exportar. As organizações de proteção aos animais preocupam-se com maus tratos aos bovinos durante a exportação, especialmente dentro dos navios.
Uma norma do Ministério da Agricultura, que entra em vigor no final de junho, vai regulamentar a exportação de animais vivos. A norma é vista como um avanço pelos especialistas. A representante do Ministério do Desenvolvimento, Ieda Fernandes, afirma que incentivar a exportação do boi em pé não vai prejudicar a exportação da carne já processada.

Créditos:
- Reportagem Paula Bittar
- Deputado Ronaldo Caiado (DEM –GO)
- Alcides Torres - Associação Brasileira dos Exportadores de Gado em Pé
- Charli Ludtke - Sociedade Mundial de Proteção Animal
- Ieda Fernandes - Ministério do Desenvolvimento

Texto atualizado em 11/05/10, às 12h17.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES