Panorama

Baixar

Reportagem especial: quase ninguém quer ser professor e não é só por causa dos baixos salários

O quadro era negro. O giz era de pó. E o professor era chamado de mestre. O tempo passou e o que mudou mesmo foi o significado de ser professor. Hoje, ele ainda recebe pouco, perdeu o respeito de pais e alunos, não tem recursos didáticos para trabalhar e, o pior, muitos estão desestimulados com a profissão. O resultado é que, a cada ano, diminui a procura pelos cursos que formam professores nas universidades. Este é o tema da reportagem especial desta semana do Panorama, que foi saber de especialistas e professores o que fazer para incentivar este profissional. A repórter Hanna Costa mostra que salários mais justos são apenas uma parte desta valorização.
No primeiro bloco, você vai ver também a repercussão da dupla derrota do governo no plenário da Câmara. Os deputados aprovaram um reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham mais que o salário mínimo, reajuste maior do que o governo queria, de 6,14%. E, na mesma sessão, o plenário também derrubou o fator previdenciário, criado há 10 anos para reduzir o valor do benefício de quem se aposenta cedo. E o projeto Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de condenados por órgãos colegiados da Justiça, também foi aprovado. A votação será concluída na próxima semana.

Panorama

Panorama é a revista eletrônica semanal da TV Câmara, que relembra as principais discussões e aprovações que marcaram a semana de trabalho dos deputados. Propostas e projetos ainda em fase embrionária e a opinião de especialistas e representantes da sociedade civil sobre eles também merecem destaque. Reportagens especiais inéditas abrem o programa repercutindo assuntos ou fatos que mereçam a opinião dos parlamentares e a atenção dos expectadores. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

facebook twitter youtube

Todas as Edições